No dia 28 de abril de 2000, Cachoeiro de Itapemirim recebeu um importante espaço de espetáculos culturais que foi o Teatro Municipal Rubem Braga. Aqui, a comunidade cachoeirense tem a oportunidade de difundir manifestações, estimular a criatividade e as expressões populares e artísticas em um processo de integração, cooperação e intercâmbio cultural, gerando novos fenômenos e realidades.

O teatro recebeu o nome do maior cronista brasileiro, o cachoeirense  Rubem Braga, que se tornou um símbolo importante das artes contemporâneas desenvolvidas na atualidade. A inauguração contou com a apresentação dos grupos de teatro cachoeirenses “Se der Jeito a Gente Faz” e “Grupo Ela de Teatro” e desde a sua inauguração, vem trazendo para a população atrações locais, estaduais, nacionais e internacionais.

E no mesmo ano em que foi inaugurado, estiveram presentes com espetáculos de circulação nacional os atores Jorge Dória com “O Avarento” e Lady Francisco com “Os Dálmatas”. Desde então, o Teatro Municipal Rubem Braga recebeu grandes atrações com artistas de reconhecimento e com destaque, no ano de 2009, a peça teatral “Dois Perdidos Numa Noite Suja” com André Gonçalves e Freddy Ribeiro.

Não apenas na área de teatro, mas também espetáculos musicais se apresentaram no Teatro Municipal artistas como: Ana Carolina e Joana, além da concertista internacional, filha de Cachoeiro, Miriam Ramos e os músicos da Universidade de Oklahoma – USA com um conserto de Jazz.

O Teatro Municipal Rubem Braga é referência, na cidade, para apresentações culturais produzidas em Cachoeiro, no Estado, no país e até fora dele. Além de apresentações com bilheteria, o Teatro Municipal Rubem Braga em parceria com a iniciativa privada, vem ao longo desses 10 anos desenvolvendo projetos como: “Escola Vai ao Teatro”, “Terça Sinfônica”, “Pegou Fogo no Teatro”, despertado assim o interesse da população cachoeirense pelas artes cênicas.

O Teatro Municipal Rubem Braga localiza-se no centro da cidade, na Avenida Beira Rio, lugar de fácil acesso para todo o cachoeirense. É um espaço público mantido pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e vinculado à Secretaria Municipal de Arte e Cultura, possui 292 cadeiras numeradas, palco italiano, dois camarins, sistema de iluminação, sistema de sonorização, sistema de refrigeração, foyer e bilheteria.

E destina-se a eventos amadores e profissionais nas áreas de teatro, dança, música e audiovisual, podendo o foyer ser utilizado, eventualmente, para exposições de artes plásticas.

Atendendo a política de governo de participação popular, no dia 25 de fevereiro de 2010, o Teatro Municipal Rubem Braga reuniu cerca de 30 representantes dos diversos segmentos das artes e entidades cachoeirenses, para juntos construirmos a melhor proposta de utilização deste importantíssimo espaço de desenvolvimento cultural.

Conforme ficou decidido na reunião, o Teatro Municipal Rubem Braga abrirá inscrições para pedido de utilização no dia 8 de março, obedecendo aos novos critérios descritos na Norma de Utilização do Teatro Municipal Rubem Braga.

Apresentação de projetos

Para solicitação do espaço, o interessado, pessoa física ou jurídica, deve apresentar a administração do Teatro uma Ficha de Inscrição preenchida, disponível no teatro ou na SEMCULT, juntamente com cópias do Contrato Social e do cartão de inscrição no CNPJ, cópias do RG e de inscrição no CPF do seu representante em caso de pessoa jurídica ou cópias do RG e do CPF em caso de pessoa física.

O interessado deverá ainda, apresentar o Projeto contendo dados do responsável, promotor e/ou produtor do evento, currículo resumido do grupo, companhia ou do(s) integrante(s) do elenco, caso este(s) não faça(m) parte de companhia ou grupo, ficha técnica, declaração de que o espetáculo respeita os direitos humanos e a legislação em vigor, detalhes da concepção e montagem do evento, portfólio de trabalhos anteriores, registro audiovisual de apresentação ou ensaio geral do espetáculo, caso haja; e previsão da forma de divulgação do evento.

Para entrega do material, o interessado poderá leva-lo pessoalmente ao Teatro Municipal Rubem Braga, enviar pela internet para teatromrubembraga@gmail.com ou pelos Correios para Pauta de Espetáculos – TEATRO MUNICIPAL RUBEM BRAGA, Av. Beira Rio, s/n, Bairro Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, ES, CEP 29.300-300. O Teatro Municipal Rubem Braga, pretende com isso ter maiores informações não apenas para sua organização, mas também na distribuição para os meios de comunicação locais.

Aos Interessados

Em virtude desse novo momento, dessa nova política de utilização do Teatro Municipal Rubem Braga, estamos preparando uma grande festa em comemoração ao nosso décimo quinto aniversário com espetáculos de produção local, estadual e nacional, podendo assim presentear a população cachoeirense com espetáculos dos diversos gêneros das artes cênicas.